A neve começou a cair na pequena cidade de montanha, habituada ao frio, mas que ainda assim suspira, sempre que os flocos brancos e gélidos, aperitivos do inverno, decidem aparecer. Contudo, tal evento não é suficiente para que a menina, de quem o pequeno João gosta, repare nele. Nem ela, nem os restantes colegas que saem apressadamente da escola, de regresso a casa, com os tablets e smartphones de última geração a taparem-lhes o caminho. O Joãozinho sente-se um extraterrestre. De poucas posses, não teve a sorte, nem o azar, de usufruir da última tecnologia.
Pelo passeio, atrás da moça, o menino planeia chamar-lhe a atenção. A neve já é suficiente para manufaturar uma bola marota de arremesso. Atira-a à morenita de cabelos encaracolados, desfazendo-se numa das suas pernas. Ela olha ligeiramente para trás, não fora nada, continua no seu mundo, focada no telemóvel, sabe-se lá a fazer o quê. Finalmente chegam à paragem, o autocarro já os aguarda. O pequeno rebanho de crianças enche a velha e barulhenta viatura. Lá dentro, ninguém fala. Os idosos, ensonados, apreciam a paisagem com preocupação. Têm noção de que a neve pode fechar estradas, existe o risco de não chegarem a casa a horas. Os miúdos, despreocupados, abrigam-se nas suas tendas eletrónicas, tirando apenas alguns segundos de pausa, para trocarem ecrãs entre si. O João, depois de se assegurar que a nova bela paisagem branca não mudará, retira o seu fiel companheiro de viagem da sacola, um pequeno livro, o qual continua a devorar uma vez mais. Trata-se de mais um irmão, das muitas centenas que os seus pais têm em casa. Quis o destino que fossem pobres em dinheiro, mas recheados em cultura.
Quando chega a casa, já de noite, João repara que o pai trouxe um pequeno pinheiro, para fazer a árvore de Natal. Ele ajuda-o a transportar a pesada planta para o interior, antes que fique coberta de neve. Depois, limpam o gelo da entrada.
Quando o trabalho termina, os homens esticam as costas encarando a lua. Naquele instante, uma estrela-cadente atravessa o firmamento.
- Pede um desejo!
Ele olha para o pai cético.
- Vá, despacha-te!
O pequeno prepara-se para rogar em voz alta.
- Não, não! Só a estrela pode ouvir - João traz um livro no bolso traseiro - ou ler! - O pai impede a transgressão.
João escreve o desejo no livro que traz consigo.
No dia seguinte, o manto branco impera. João desce as escadas depressa. Excitado, liga o rádio, na esperança de ouvir boas notícias, contudo, as aulas não foram canceladas. Maldita nova frota de limpa-neves!
Trata-se pois, de um dia normal. O autocarro chega, o João entra, senta-se, retira o livro da sacola, e inicia a sua viagem. Porém, desta vez, foi ele quem não reparou no que o rodeia. Os outros miúdos não estão vidrados nos telemóveis. De vez em quando, deitam a mão ao bolso, retiram os dispositivos, voltam a guardá-los. Parece que deixaram de dar sinais de vida. O que se passará? Tal curiosidade é forte demais para que continue concentrado no seu livro, o qual recolhe de imediato.
- Porque não olhas para o telemóvel? - Pergunta o pequeno à sua vizinha de viagem.
- E tu? Porque não olhas para o livrinho? - A miúda está muito arreliada. A cara do João, de espanto, revela o tamanho exagero da sua resposta, pelo que logo se redime. - Não sabes?
- O quê?
- Não há rede! Não posso fazer nada! Nem Facebook, nem Twitter, nada! Entendes?
Impulsivamente, João retira um dos livros suplentes que traz sempre consigo, entrega-o à moça.
- O que é isto? - Ela faz uma cara de espanto. Ele reforça o ato com um gesto. Ela cede.
- Vais ver, é mais interessante do que um telemóvel.
- Hmm... duvido. Mas pelo menos entretém...
Durante toda a viagem, a menina mantém-se concentrada no livro, sem que distrações a provoquem. O pequeno João acompanha-a, continuando a sua leitura.
O autocarro chega à paragem.
- Toma. - Ela prepara-se para lhe devolver o livro.
- Não, acaba de o ler...
- Está bem. Obrigada!
Quando os miúdos saem do autocarro, descobrem mais uma triste verdade: também não há internet na escola.
Depois do almoço, os miúdos estão perdidos. Uns tentam afogar as mágoas com jogos, contudo, é o acesso ao mundo virtual que lhes alimenta o dia. Pelo contrário, João e a sua nova amiga, sentados nas escadas um ao lado do outro, mergulham nos seus mundos imaginários, através dos seus livros.
Pela primeira vez, a morenita de cabelos encaracolados repara nele.
- Quem é aquele? - Pergunta a miúda intrigada.
- Sei lá, Maria, é da turma do lado. Acho...
- A estudarem no intervalo? Ahh! - Diz outra das amigas.
- Não! Estão a ler livros... - A pequena Maria é perspicaz.
- Livros? Não chegam os das aulas? Ahahah!
As miúdas encontraram alguém com quem gozar. Maria, levanta-se, vai ter com eles. As amigas observam-na admiradas.
- O que estão a ler? - Maria quebra-lhes a concentração.
João, admirado não sabe o que responder, paralisa.
- São histórias muito interessantes! Também queres ler? - A sua amiga responde por ele. - Aqui o João, é uma biblioteca, pode emprestar-te um livro... - Ele retira um livro da sacola.
- Claro, toma. - E entrega-o à moça.
- Obrigada. - Ela senta-se ao pé deles, e começa a viajar numa fantasia maravilhosa.
Ao longe, as amigas da Maria acotovelam-se umas às outras, na esperança daquilo não ser real. Estaria Maria a gozar? Não! Ela está realmente concentrada no seu livro.
A campainha toca, assinala as aulas da tarde. O trio exala aborrecimento por ter de regressar à vida real.
De regresso a casa, os três amigos, sentam-se juntos no autocarro. As meninas, ignoram a vontade viciante de consultarem os telemóveis, estão focadas nos seus livros, viajam pelos seus novos mundos. As amigas da Maria, sentadas ao pé dela, e ainda sem possibilidade de navegarem na net, espiam discretamente o tão aclamado livro, que agora vicia a amiga.
- O João amanhã traz-vos livros, pode ser? - Maria apercebe-se, faz uma proposta.
- Sim, claro. - João acede ao pedido. As miúdas sorriem, e desviam os olhares para as janelas. A paisagem ainda se veste de branco, o que as deslumbra. Retiram os telemóveis, fotografam o que encontram.
- Uau, nunca tinha reparado naquele vale!
- Olha, a ribeira está congelada!
A viagem chega ao fim. A imersão nas histórias é tanta, que o tempo passou a voar para o trio.
No dia seguinte, o autocarro volta a receber o rebanho de crianças. Com os três amigos a lerem, e os restantes, viciados de novo nos telemóveis.
- A internet voltou, João! Arranjaram a estação. - Revela Maria. João, com a sacola cheia, fica triste, as amigas dela já não estão interessadas em ler. Apercebendo-se, Maria tem uma ideia. - Joana? Tira-nos uma foto!
A amiga, pega no telemóvel, fotografa o trio a ler.
- #NatalALer. Enviar!
- Ahah! És tonta, Maria! - Diz uma das amigas.
Minutos depois, as miúdas vêm ter com João, pedem-lhe os livros prometidos. Posam para uma foto, a lerem, e publicam-na de seguida.
Ao final do dia, a moda pegara. João emprestou todos os livros que trazia. A bibliotecária da escola esvaziou a sua estante. Por todas as redes sociais vêem-se fotos de jovens a lerem na rua, enquanto caminham. Os telemóveis deram lugar aos livros. As livrarias da pequena cidade esgotaram os stocks. Os jovens começaram a trocar livros entre si.
No Natal, a maioria das prendas foram livros rabiscados com comentários dos últimos leitores. A prenda que João recebeu de Maria, revela o desejo que ele escrevera, seguido do comentário da miúda.
Desejo falar com os outros.
Desejo realizado! E eu, desejo comunicar no mundo real com os outros! Também realizado! Obrigada João!
Contos? Romances? Algo entre ambos, mas acima de tudo uma nova forma de ler: histórias de ficção originais divididas em episódios.
Header de libros
As Histórias
-
Humanidade-1***
Estado: concluído.
Um astronauta em órbita da Terra assiste ao fim do mundo provocado por um inesperado e gigantesco asteroide. Sozinho, terá de sobreviver numa aventura em que o leitor decide o destino.
Ver História Ao som de...
Género: ficção científica, história interativa. -
Um Oesterno do Catano***
Estado: concluído.Duas famílias rivais demais para uma só junta de freguesia, um vigilante florestal que pensa que é um xerife, uma avó anti-PIDE que nunca esqueceu os velhos tempos, concursos de beleza agropecuários, um conflito interfamiliar, uma confusão do catano, um verdadeiro western à pequena e à portuguesa!
Ver História Ao som de...
Género: comédia. -
Alma***
Estado: concluído.
Uma cientista descobre como aceder à sua própria alma, no entanto, a humanidade ainda não está preparada para conhecer a sua natureza etérea...
Ver História Ao som de...
Género: ficção científica. -
Amor Verdadeiro***
Estado: concluído.
Um autor ficcional é um romântico nato, sendo, portanto, o explorador ideal na busca pelo amor verdadeiro. Embarque nesta aventura comigo e descubra se, aquele conceito que inspira crianças mas desacredita adultos, o amor verdadeiro, é real ou fantasia.
Ver História Ao som de...
Género: documentário. -
A Marta Espia***
Estado: concluído.
A ousadia, que lhe arruinou a curta carreira na PJ, é considerada um talento pelo SIS, levando-a a uma aventura no mundo misterioso da espionagem portuguesa onde, por fim, pode pisar o limite da legalidade sem consequências; porém, o risco é maior.
Ver História Ao som de...
Género: espionagem. -
O Vídeo-diário da Cadete Traquina***
Estado: concluído.
O legado do Capitão Besteira continua (sem ele saber) 20 anos depois, com a sua sobrinha Júlia: a Cadete Traquina. Como os tempos são outros, as suas aventuras são registadas num vídeo-diário.
Ver História Ao som de...
Género: infanto-juvenil, comédia. -
Inferno***
Estado: concluído.
Vários operacionais da proteção civil enfrentam um imprevisível e monstruoso incêndio florestal. Paralelamente, uma jornalista investiga as origens do mesmo, ligadas a uma teoria da conspiração pouco credível.
Ver História Ao som de...
Género: drama, suspense. -
Soldado das Estrelas***
Estado: concluído.
Quando Jason Clark se submete a uma terapia de hipnose regressiva recorda-se de uma parte da sua vida que fora deliberadamente apagada: ele serviu num programa governamental ultrassecreto denominado Solar Warden.
Ver História Ao som de...
Género: ficção científica. -
Narra-me o mundo!***
Estado: concluído.
Uma adolescente, paraplégica e invisual, habituada aos desafios do dia-a-dia impostos pelas suas limitações, enfrenta novas e angustiantes adversidades de vida que aceleram a sua independência e maioridade.
Ver História Ao som de...
Género: drama. -
O Vigilante 2***
Estado: concluído.
Um anti-herói, inspirado pelo Vigilante, coloca o seu ídolo na posição de inimigo público número um, pondo em causa a missão de justiça e a honra associadas ao conceito de super-herói que, agora, se tornou real.
Ver História Ao som de...
Género: super-herói, drama, ação. -
A Minha Música**
Estado: concluído.
Isabel é uma estrela em ascensão da música pop, que começa a questionar a sua garantida e fabricada carreira artística, em detrimento do seu verdadeiro sonho: ser cantautora. Alexandre é um introvertido one-man band que se torna na sua grande inspiração.
Ver História Ao som de...
Género: drama. -
O Início dos Tempos**
Estado: concluído.
Uma civilização interestelar à beira da extinção, encontra salvação num planeta. A celeridade que a sua missão exige tem como consequências a manipulação desmesurada de ecossistemas e de códigos genéticos, resultando na criação inadvertida de uma nova civilização que aos poucos pretende ser algo mais.
Ver História Ao som de...
Género: ficção científica. -
Abíliutopia**
Estado: concluído.Abílio é um génio descontente com a sociedade. Após inventar uma máquina revolucionária, clona-se insaciavelmente, dando origem a uma cidade-estado considerada por muitos como uma verdadeira utopia.
Ver História Ao som de...
Género: ficção científica, comédia. -
Os Escribas do Destino 3**
Estado: concluído.David e Rómulo ascenderam com os archangeli, deixando Abigail na Terra. Neste capítulo final, cada um embarcará numa viagem de descoberta sobre si e sobre os mistérios dos Escribas, afetando por completo o destino da humanidade.Ver História Ao som de...
Género: suspense, ficção científica. -
Neusa**
Estado: concluído.Uma ginasta interrompe a sua carreira ao ficar em coma durante alguns meses, perdendo também o final da sua adolescência. Quando acorda, luta por regressar à competição, enquanto tenta controlar uma nova paixão intensa e extasiante.Ver História Ao som de...
Género: romance, drama. -
Project Baby**
Estado: concluído.
Uma experiência científica polémica que pretende conceber famílias monoparentais a partir de técnicas de fertilização natural.Ver História Ao som de...
Género: romance, drama, comédia. -
O Vigilante**
Estado: concluído.
Um guarda-noturno, auxiliado por um engenheiro, torna-se num super-herói a fim de defender o seu bairro de um novo e poderoso gangue.Ver História Ao som de...
Género: super-herói, drama, ação. -
As Crónicas do Capitão Besteira**
Estado: concluído.
As incríveis e irresponsáveis aventuras de um pré-adolescente com criatividade em excesso.Ver História Ao som de...
Género: infanto-juvenil, comédia. -
Obcecada**
Estado: concluído.
Um mulherengo, após mais uma conquista descartável, vê a sua vida transformada num inferno ao tornar-se vítima de stalking.Ver História Ao som de...
Género: thriller psicológico. -
Os Escribas do Destino 2**
Estado: concluído.
O híbrido Rómulo, é pai de uma criança com poderes extraordinários, que ameaçam o status quo dos Escribas do Destino, e colocam a sua família em perigo.Ver história Ao som de...
Género: suspense, ficção científica. -
O Planeador*
Estado: concluído.
Um autista, com inteligência muito acima da média, ganha a vida a conceber planos infalíveis para vários grupos criminosos.
Ver história Ao som de...
Género: suspense, policial, drama. -
Cidade dos Relógios*
Estado: concluído.
CucIsse é um pequeno relógio, diferente dos outros, prestes a entrar na idade adulta. Preso numa sociedade de costumes rígidos, debate-se por encontrar o seu lugar, na cidade dos relógios...Ver história
Género: fantasia, infantil.
-
Califado*
Estado: concluído.
O Estado Islâmico conseguiu invadir a Península Ibérica, deixando a Europa e o mundo estupefactos. Uma guerra inédita e violenta de reconquista tem início.Ver história
Género: drama, guerra, ação, espionagem. -
-
Inamável*
Estado: concluído.
A divertida e dramática estória de vida de um rapaz com problemas de coração e com graves problemas de "coração".Ver história Ao som de...
Género: comédia, romance. -
A Força Oculta*
Estado: concluído.Um acordo centenário, entre humanos e vampiros, protege ambas as partes e mantém a existência dos seres da noite secreta. A fim de monitorizar e conter situações extremas, os governos criaram forças especiais de intervenção. Esta é a história de uma delas.Ver história Ao som de...
Género: sobrenatural, romance, acção. -
Êxodo*
Estado: concluído.
A humanidade, auxiliada por extraterrestres, que um dia se revelam em força, é obrigada a evacuar o planeta no maior êxodo de todos os tempos.Ver história Ao som de...
Género: suspense, ficção científica.Ver trailer
-
Os Escribas do Destino*
Estado: concluído.
A história de dois rapazes que não se conhecem mas têm algo em comum: sentem que conseguem controlar o destino das pessoas.
Género: suspense, ficção científica.
Ver história Ao som de... -
Sozinho*
Estado: concluído.
A história de um rapaz que um dia acorda e encontra a sua cidade vazia. Ele tenta perceber o que aconteceu... e irá acontecer.Ver história
Género: ficção científica, romance, drama. -
A Rapariga da Casa na Praia*
Estado: concluído.
A história de uma rapariga que certo dia herda uma velha casa na praia e no processo descobre uma estranha verdade sobre si.Ver história Ao som de...
Género: fantasia. -
A Nova Lenda dos Demónios de Góis*
Estado: concluído.
Uma pequena povoação é assombrada por estranhas mortes, cabendo ao pároco decifrar o mistério.Ver história
Género: horror. -
Os Escribas do Destino*
Estado: concluído.
A história de dois rapazes que não se conhecem mas têm algo em comum: sentem que conseguem controlar o destino das pessoas.
Género: suspense, ficção científica.
Ver história Ao som de...
** História disponível no 2º volume da coleção
*** História disponível no 3º volume da coleção
Sem comentários:
Enviar um comentário