Se já leram, entendam, confirmem, e opinem. Se ainda não leram, vejam isto como um trailer.
- O Vigilante
Um guarda-noturno, auxiliado por um engenheiro, torna-se num super-herói a fim de defender o seu bairro de um novo e poderoso gangue.
Há muito que aguardava escrever sobre um dos temas que mais gosto: super-heróis!
"O Vigilante" é o meu primeiro super-herói, português de gema, domina o Jogo do Pau - a arte marcial de Esgrima Lusitana - assim, recorre a um bastão para se defender e atacar os inimigos. Para além disso, é igualmente mestre em Kung Fu.
Este herói é baseado no Batman, já que não tem superpoderes, apenas vontade e coragem para defender os seus concidadãos de um gangue que até a própria polícia intimida. Do lado de lá, e não menos importante, está um engenheiro que disponibilizou o fato e os gadgets para que o Vigilante consiga fazer o seu trabalho mais eficazmente.
Este conto é curto demais para a história que irradia, pelo que é apenas uma introdução a este super-herói, o qual espero que tenha muitas mais aventuras e, para já, posso adiantar que o Volume 3 trará uma sequela!
A música: White Flag de Bishop Briggs, porque é uma canção sobre luta e coragem.
- Os Escribas do Destino 2
O híbrido Rómulo, é pai de uma criança com poderes extraordinários, que ameaçam o status quo dos Escribas do Destino, e colocam a sua família em perigo.
Este é o 2º capítulo da trilogia dos Escribas do Destino, que se foca no filho do híbrido Rómulo, cujos poderes ameaçam os Escribas. Pelo caminho descobrimos as origens e intenções do Escriba Lúcifer (o próprio Satanás) e quem são os arcanjos.
A música: Your Soul de RHODES, sem querer adiantar spoilers, esta música está associada ao desfecho deste conto, que é deveras triste.
- Neusa
Uma ginasta interrompe a sua carreira ao ficar em coma durante alguns meses, perdendo também o final da sua adolescência. Quando acorda, luta por regressar à competição, enquanto tenta controlar uma nova paixão intensa e extasiante.
Sou fã da forma como Diana Gabaldon - a autora da série "Outlander" - escreve. Ela consegue transformar simples ações em textos maravilhosos, simples diálogos do quotidiano em textos viciantes e faz uso de metáforas fenomenais e altamente discretas para descrever as cenas mais quentes e picantes. Este conto é a minha (pequena) homenagem à autora, tendo feito uso das suas ferramentas.
Pela primeira vez, fiz uma pesquisa mais extensiva para preparar um conto. Para além de ter assistido ao vivo e na televisão a provas de ginástica, entrevistei a ginasta olímpica Zoi Lima, que levantou a ponta do véu sobre o que é ser uma atleta de alta competição, e assim, apesar de Neusa ser uma história puramente ficcional, alguns dos elementos e referências que a compõem como, 6 horas diárias de treino ou a subjectividade das avaliações dos jurados nas competições, são reais.
A música: Supermassive Black Hole dos Muse, já que fala de uma paixão extremamente intensa e incontrolável, que é precisamente o cerne do conto.
- Abíliutopia
Abílio é um génio descontente com a sociedade. Após inventar uma máquina revolucionária, clona-se insaciavelmente, dando origem a uma cidade-estado considerada por muitos como uma verdadeira utopia.
Na realidade este conto acaba por ser mais um ensaio do que uma história. Do ponto de vista "audiovisual" é um documentário sobre uma utopia ficcionada. Esta, é portanto a minha perspetiva de como a nossa sociedade e o nosso mundo poderiam ser muito melhores, caso tivéssemos outras preocupações, políticas ou comportamentos. O ensaio sugere soluções para problemas como as alterações climáticas, o desperdício, a injustiça social, entre outros, com recurso a perspetivas políticas e filosóficas.
Tendo em conta que os ensaios merecem ser debatidos e expostos, criei o blog Abíliutopia para o efeito, no qual irei publicar, com alguma regularidade, os pontos de vista desta utopia.
Tendo em conta que os ensaios merecem ser debatidos e expostos, criei o blog Abíliutopia para o efeito, no qual irei publicar, com alguma regularidade, os pontos de vista desta utopia.
A música: Shine de LOLO. A canção fala na capacidade que cada um de nós tem em brilhar, basta querer e seguir em frente, tal e qual como Abílio, um indivíduo normal, que seguiu sempre em frente sem receios.
- A Minha Música
Isabel é uma estrela em ascensão da música pop, que começa a questionar a sua garantida e fabricada carreira artística, em detrimento do seu verdadeiro sonho: ser cantautora. Alexandre é um introvertido one-man band que se torna na sua grande inspiração.
Sendo eu um (antigo, mas sempre) músico multi-instrumentista, decidi partilhar um pouco das minhas vivências enquanto músico, pelo que o leitor depois de ler esta história, ficará a saber tocar (sem garantias) saxofone, piano e bateria: os meus instrumentos de eleição.
O feminismo está uma vez mais presente, neste caso, a protagonista é corajosa e destemida, sendo ela quem toma grande parte das decisões que afetarão a sua vida e a dos outros, umas vezes negativamente, outras positivamente, mas sempre com garra e convicção.
A música: My Song de The Music Of Nashville. Desta vez a escolha foi um pouco estranha, já que a canção não vem de uma banda mas de uma série televisiva, no entanto reflete precisamente o tema do conto, já que se intitula literalmente "A Minha Música" e fala sobre uma cantora que pretende cantar a sua música, porém, algo ou alguém impedem-na...
- As Crónicas do Capitão Besteira
As incríveis e irresponsáveis aventuras de um pré-adolescente com criatividade em excesso.
Este conto humorístico é um apanhado de algumas aventuras da pré-adolescência registadas num diário. Algumas das histórias são verídicas, baseadas nas minhas próprias vivências, sendo que espacialmente decorrem entre a Guarda e Vale de Estrela, os locais onde vivi até aos 18 anos. Obviamente não irei referir quais as reais e quais as ficcionais!
A escrita foi adaptada de modo a retratar o narrador como uma criança de 12 anos, para isso consultei o meu próprio diário, cujos textos serviram de inspiração.
A mensagem é simples: apesar de irrequieto e diabinho, o personagem acabou por se tornar numa boa pessoa, porque teve liberdade para fazer asneiras e descobrir o mundo durante a infância, descobrindo e definindo os seus próprios limites. Acredito que muitos jovens adultos que se tornam problemáticos, o fazem porque não gozaram dessa liberdade enquanto eram mais pequenos. A frase introdutória deste conto é a seguinte: "Dai-lhe liberdade para fazer asneiras colossais, só assim perceberá o quão responsável terá de ser quando for adulto."
A música: The Future dos WE TRUST. É uma canção descontraída sobre a infância e a adolescência, que são a base do futuro de qualquer adulto.
- Obcecada
Um mulherengo, após mais uma conquista descartável, vê a sua vida transformada num inferno ao tornar-se vítima de stalking.
Este thriller psicológico tem dois protagonistas que são ao mesmo tempo heróis e vilões, cabendo ao leitor decidir qual é o "bom" e qual é o "mau". O imediatismo e a banalização do "amor" foram as grandes inspirações para esta história, que exemplifica como isso se pode transformar num grande pesadelo, o qual se denomina por stalking.
Na pesquisa que fiz, descobri que o crime de perseguição é um problema que afeta muitas pessoas, sendo que as mesmas, muitas vezes, desconhecem como proceder. Decidi que isto deveria ser clarificado e divulgado, pelo que após autorização da APAV, diluí conselhos sobre como abordar esta problemática no próprio conto. (Mais informações podem ser encontradas aqui).
A música: Tear Me To Pieces de Meg Myers, porque é uma canção que fala da perigosidade de um determinado amor.
- Project Baby
Uma experiência científica polémica que pretende conceber famílias monoparentais a partir de técnicas de fertilização natural.
Esta comédia foi escrita como se de um artigo científico se tratasse, abordando a possibilidade de pessoas se tornarem pais ou mães solteiros(as), recorrendo à fertilização natural. "Porque não?" é a pergunta constante ao longo deste conto, cujo objetivo é deixar o leitor a refletir sobre o assunto.
Ambos os protagonistas têm personalidades semelhantes, porém muito fortes, originando uma relação insuportável e perfeita ao mesmo tempo, de amor e ódio.
A música: Complicated de Avril Lavigne, que reflete o quão "complicada" é a relação dos protagonistas.
- Os Escribas do Destino 3
David e Rómulo ascenderam com os archangeli, deixando Abigail na Terra. Neste capítulo final, cada um embarcará numa viagem de descoberta sobre si e sobre os mistérios dos Escribas, afetando por completo o destino da humanidade.
A conclusão da trilogia dos Escribas do Destino. Nesta última parte o leitor descobrirá as verdadeiras origens de Abigail, a esposa de Rómulo, e o destino final de David, o filho prodígio. Este capítulo, ao contrário dos anteriores, não tem perseguições nem grandes aventuras, é uma meditação, uma descoberta, um percorrer pelo caminho interno de cada personagem, que culminará em algo que afetará os fados de toda a humanidade. O leitor descobrirá igualmente quem são e o que fazem os Visionariuns, seres superiores aos próprios arcanjos.
A música: MHope, um tema instrumental calmo, simples e reflexivo, como este conto.
- O Início dos Tempos
Uma civilização interestelar à beira da extinção, encontra salvação num planeta. A celeridade que a sua missão exige tem como consequências a manipulação desmesurada de ecossistemas e de códigos genéticos, resultando na criação inadvertida de uma nova civilização que aos poucos pretende ser algo mais.
Talvez este conto seja o ex libris do livro. É o mais longo, é o que tem a história possivelmente mais surpreendente e fascinante, porém, ainda mais incrível, é que é baseado em factos reais e acontecimentos registados na literatura da antiguidade.
Finalmente escrevo sobre um tema que sempre me fascinou: a teoria dos antigos astronautas. Muito há a dizer sobre isto, muito ficará por dizer, mas de uma forma injustamente simples, esta história é uma sugestão daquilo que poderá ter sido a origem do nosso planeta e da humanidade, sendo que temporalmente decorre entre o tempo dos dinossauros e os dias de hoje (aproximadamente 65 milhões de anos!).
O conto relata como seres interestelares criaram e manipularam vida, e como os seus atos originaram, por exemplo, a que o ouro sempre fosse considerado como o metal mais precioso; como histórias semelhantes de guerras e feitos grandiosos dos deuses estão registados em praticamente todos os livros sagrados; como a religião terá surgido; como estruturas ancestrais, que encontramos no nosso planeta, foram erguidas, sendo que nem hoje temos tecnologia para replicar tais construções.
O meu objetivo é que o leitor reflita e comece a questionar-se sobre o que sabe deste mundo no qual habita...
A música: Unleashed dos Two Steps From Hell, uma música épica, para uma história épica!